terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Charlotte Hatherley - "Behave"
















(Little Sister Records - 2006)

Depois de deixar o grupo irlandês Ash, em janeiro de 2006, a guitarrista inglesa Charlotte Hatherley passou a se dedicar exclusivamente a sua carreira solo. "Behave", lançado no final do ano passado, é o primeiro single de seu segundo álbum, "The Deep Blue", que sai em março de 2007 pelo selo de Hatherley, Little Sister. Disponível apenas em vinil e formato digital, o single mostra a cantora por um caminho diferente do trabalho anterior e do Ash. Sem as guitarras aceleradas pelo qual ficou conhecida, a canção é um pop pegajoso de ritmo variado, meio dramático em seu andamento, e irresistível. No lado B está um remix feito por Luke Smith, do grupo inglês Clor.

Site oficial: www.charlottehatherley.com

"Behave"

"Behave (Remix by Luke Smith)"

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

The View - "Wasted Little DJs"
















(1965 Records - 2006)

Um dos primeiros destaques deste início de ano é o quarteto escocês The View. O primeiro disco da banda, "Hats Off to the Buskers", sai em janeiro e já está entre as estréias mais esperadas. Apesar do hype, nas primeiras audições o álbum não segurou o alto pique dos três singles lançados até agora. O primeiro deles traz as faixas "Wasted Little DJs" -que faz parte do disco- e "Posh Boys". As canções seguem a linha Libertines. São rocks diretos, com refrões matadores e melodias que não saem da cabeça, mas têm uma levada mais puxada para o power pop do que para o punk. Como o disco ainda não atingiu o mesmo padrão, por enquanto fico com o The View dos singles (pelo menos até ouvir o álbum mais algumas vezes).

Site oficial: www.theviewareonfire.com

"Wasted Little DJs"

"Posh Boys"

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

The Shortwave Set - "Casual Use"
















(Low Resolution Tecordings - 2006)

Em 2005 o grupo inglês lançou seu primeiro disco, "The Debt Collection", que não conseguiu o destaque merecido, e colocou o Shortwave Set de lado por boa parte do ano seguinte. Foi só em novembro de 2006 que a banda tornou a aparecer, com este compacto. As duas faixas, "Casual Use" e "Billy", estarão no segundo álbum, previsto para este ano. O lado A é um pop levemente funkeado, que utiliza sample de "My Girl", do Madness, e carrega uma certa dose de dramaticidade. "Billy", no lado B, está mais próximo do synth-pop oitentista, mas sem cair no clichê. As referências estão nos timbres eletrônicos e na levada da batida. Já os vocais em coro colocam a canção próxima do pop britânico dos anos 90. Uma combinação pouco usual e muito interessante. "The Casual Use" e "Billy" têm tudo que é preciso para colocar o Shortwave Set no centro das atenções. Tem identidade própria, especialmente por ser diferente de boa parte das bandas novas que se prendem apenas a uma sonoridade.

Site oficial: http://www.theshortwaveset.com

"Casual Use'

"Billy"

sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

The Wombats - "Moving to New York"
















(Kids Records - 2006)

"Moving to New York" é o segundo single desta nova banda inglesa. Como o anterior, "Lost in The Post", é limitado em 500 cópias e vem numa embalagem especial, como se fosse despachado pelo correio. A canção-título é um empolgante indie rock, com levada dançante e refrão que gruda na cabeça na primeira audição. No lado B, "Party in a Forest (Where's Laura?)", a banda desacelera o andamento e faz uma canção pop para cantar junto. O Wombats vem de Liverpool, e seu primeiro disco, "Girls, Boys and Marsupials" está disponível apenas em edição japonesa, por enquanto. Bom nome para ficar de olho em 2007.

"Moving To New York"

"Party in a Forest (Where's Laura?)"

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Belle & Sebastian - "White Collar Boy"
















(Rough Trade - 2006)

"White Collar Boy" está entre os destaques do sétimo álbum do Belle & Sebastian, "The Life Pursuit", lançado no início de 2006. Com a levada glam rock da canção, a banda escocesa deixa claro --como em nenhum outro disco da carreira-- o gosto pelo rock setentista de artistas como T-Rex, Roxy Music e Sweet. Mas isso tudo já foi dito milhares de vezes a respeito de "White Collar Boy" e, consequentemente, de "The Life Pursuit". O motivo principal deste compacto estar aqui é o lado B, que traz uma gravação exclusiva para o formato: "Baby Jane", de Rod Stewart. A versão do Belle & Sebastian para o hit do soft-rock mantém o clima anos 70 do lado A e faz de "White Collar Boy" um dos melhores compactos da banda, próximo dos clássicos EPs do início da carreira, quando ainda gravavam pela Jeepster.

"White Collar Boy"

"Baby Jane"